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Mostrando postagens de maio 21, 2018

DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005

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  Durante muito tempo, a língua de sinais utilizada pelos surdos foi considerada gesticulação ou mímica e possuía um vocabulário limitado. No campo da linguística, o método oralista de ensino, cujo objetivo era levar o surdo a falar, era aceito pela maioria dos acadêmicos. No entanto, a maioria da comunidade surda não atingia o desenvolvimento esperado. Com o declínio do oralismo, ascendeu o método da comunicação total, possibilitando que os sinais fossem admitidos como auxiliares para a aquisição da língua falada e escrita. Nas últimas décadas, o bilinguismo foi reconhecido no meio acadêmico como o método mais eficaz para o desenvolvimento cognitivo e para a inclusão do surdo no mundo dos ouvintes. A Língua de Sinais foi reconhecida como real instrumento de comunicação e expressão da comunidade surda. Ela propicia à pessoa surda todas as condições para sua interação com o mundo, com o outro e consigo mesma, pois é completa e permite transmitir sentimentos, ideias e qualquer ...

Educação Inclusiva

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A educação inclusiva significa garantir a todos os estudantes, sem exceção, a igualdade de oportunidades educativas, para que possam usufruir de serviços educativos de qualidade, com outros apoios complementares e que possam beneficiar-se a todos igualmente. O pressuposto da inclusão é que a escola ofereça oportunidades de aprendizagem a todos, indistintamente, respeitando a diversidade presente no contexto escolar. Portanto, há muitos entraves e dificuldades na inclusão dos estudantes surdos no ensino fundamental, e muitos professores e profissionais não se sentem seguros ao ministrar aulas para os estudantes surdos, muitas vezes por falta de uma boa formação durante sua graduação ou até mesmo uma formação continuada falta de interesse no assunto. Diante desse desafio que é a Educação Inclusiva no Brasil, vemos que ainda existe muito para ser melhorado. Se tratando da Educação de crianças surdas, nota-se que há uma preocupação maior com sua aprendizagem e dos recursos que ...

I Seminário de Escrita da Língua de Sinais do Cariri (SELSC).

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Olá, Hoje venho divulgar para vocês esse Evento!!! A Universidade Federal do Cariri irá realizar I Seminário de Escrita da Língua de Sinais do Cariri (SELSC). Esse evento é um entre vários já realizados pela universidade, que têm o intuito de conscientizar a população e propagar o conhecimento acerca da comunidade surda. É uma iniciativa do colegiado do Curso de Licenciatura em Letras-Libras (curso que ainda será implementado na universidade).                            - ANOTE AÍ NA SUA AGENDA - Datas: 7 e 8 de junho Local: Auditório do IFCE – Campus Juazeiro do Norte Endereço: Rua Plácido Aderaldo Castelo, 1646. Convite:                                          - PROGRAMAÇÃO – Para participar do evento e se inscrever nas oficinas:  https://goo.gl/forms/TU7SAAfYIV...

Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002

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A lei n° 10436 de 2002, fruto de muita luta e reivindicação da comunidade surda brasileira trouxe a conquista de direitos importantes para os surdos. A língua brasileira de sinais- LIBRAS foi reconhecida como a língua oficial das comunidades surdas, e além disso, propôs que essa língua se difundisse não só entre os surdos, mas entre ouvintes também, tornando obrigatória que a disciplina de libras fosse ofertada em cursos do magistério, fonoaudiologia e educação especial. A lei também traz a obrigatoriedade de instituições públicas e empresas concessionadas de serviços públicos, devem oferecer atendimento e tratamento adequado as pessoas surdas. A aprovação dessa lei foi extremamente importante para as comunidades surdas no Brasil, pois veio garantir direitos importantes para os surdos  que os levam a adquirir independência e veio também reconhecer a língua de sinais com sua primeira língua. No vídeo acima, você tem acesso a lei por meio de um intérprete. Clique aqui p...