Setembro Azul
O mês de setembro tem um significado diferenciado para a comunidade surda, esse mês é marcado por acontecimentos que impactaram diretamente a história dos surdos no Brasil e no mundo.
Acontecimentos:
- 6/09 e 11/09: lembram o Congresso de Milão de 1880, no qual foi proibido o uso das Línguas de Sinais na educação dos surdos. Esse marco fez com que os surdos tivessem que se adaptar às línguas orais até que as línguas de sinais fossem novamente aceitas
- 10/09: Dia Mundial das Línguas de Sinais. No Brasil, a data estimula a discussão da falta de acessibilidade em Libras tanto nos ambientes físicos quanto nos ambientes virtuais.
- 26/09: Dia Nacional do Surdo. O dia foi escolhido por ser a data de fundação do INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), a primeira escola para surdos do Brasil!
- 30/09: celebra o Dia do Tradutor, no qual são feitas várias homenagens aos Intérpretes de Libras.
A cor azul é muito representativa para a comunidade surda e marca dois momentos distintos, os surdos e as pessoas com deficiências eram identificadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial por meio de uma faixa azul, após o fim da guerra, o azul passou a representar a opressão que os surdos sofreram, bem como o orgulho da identidade surda. O azul passou a ser a cor oficial quando o Dr. Patty Ladd usou uma fita azul no braço durante a Cerimônia da Fita Azul no ano de 1999.
Comentários
Postar um comentário